Biografia

Autor de:

Junji Ito

Nasceu em 1963 em Gifu, no Japão.
Desde muito novo, por influência das irmãs, tem como principais referências mestres de terror como Kazuo Umezz, Hideshi Hino, Yasutaka Tsutsui e H.P. Lovecraft.
Em 1986 Ito submeteu Tomie ao prémio Kazuo Umezz, de cujo júri fazia parte o próprio Umezz e recebeu uma menção honrosa, além da decisão de se tornar mangaká.
Começou então a publicar profissionalmente, essencialmente histórias curtas, sempre com o tema do horror.
O seu trabalho é alvo de culto em todo o mundo e o autor foi denominado Mestre do Horror, muitos dos seus livros têm tido adaptações a anime e televisão.
O ponto de partida das suas histórias são normalmente factos banais, por vezes com associações à decadência e rutura do modelo social.
O universo de Ito é muito cruel e as suas personagens são frequentemente vítimas das circunstâncias e punidas desproporcionalmente por infrações menores, por uma ordem natural desconhecida e incompreensível.

Algumas de suas obras mais conhecidas são Tomie, Uzumaki e Gyo, outros trabalhos incluem “The Junji Ito Horror Comic Collection”, uma coleção de seus muitos contos.

Muitas das suas obras foram adaptadas para cinema ou televisão, como Tomie que deu origem a uma longa-metragem dirigida por Ataru Oikawa, em 1999.


Prémios:

Uzumaki, foi nomeado ao Prémio Eisner, 2003 e 2009.
Prémio Eisner, com a adaptação em mangá, de Frankenstein de Mary Shelley, 2019
Prémio Eisner, Melhor Edição dos EUA de Material Internacional – Ásia para Remina e “Melhor Escritor/Artista” para Vénus no Ponto Cego, 2021.