Espadas famosas de Kenshin, O Samurai Errante

A Sakabatou

Forjadas como espadas sagradas por Arai Seiku, as últimas sakabatou de lâmina invertida foram feitas em homenagem da nova paz que a Era Meiji traria. Para Kenshin seria um símbolo da sua resolução de não voltar a tirar outra vida humana.

De acordo com os costume da época, foram forjadas duas cópias da sakabatou, uma Kageuchi e uma Shinuchi. A Kageuchi, que Kenshin partiu na batalha com Shishio Makoto, em 1878, tinha um punho sem decoração encaixado numa proteção oval e era usada numa bainha de aço preta. Era na realidade a segunda espada, fabricada como protótipo, a sombra da espada principal.

Depois de partir a Kageuchi, Kenshin toma posse da última sakabatou, a Shinuchi, que lhe é oferecida pelo filho de Seiku. Esta é a espada sagrada, a primeira, mais bem equilibrada, melhor forjada. Dentro do punho, Seiku gravou uma mensagem que pedia desculpas à sua família por ter dedicado a vida a criar espadas, que serviam para trazer a paz… mas também para fazer a guerra e colher vidas humanas.

Para utilizar as potencialidades máximas da Shinuchi, Kenshin precisa de completar o seu treino e aprender a técnica final Hiten Mitsurugi Ryu, com o seu mestre Hiko Seijuro.

A Zanbatou

A Zanbatou, usada por Sanosuke, é uma antiga espada de lâmina larga e dois gumes, o que a faz parecer mais europeia do que asiática. Tem uma alça comprida e foi projetada para derrubar um samurai a cavalo (juntamente com o cavalo) – com um único golpe. Conta a lenda que devido ao seu peso e dimensão, nenhum samurai foi capaz de brandir esta espada incomum na sua capacidade total, até ser empunhada por Sagara Sanosuke.

Saosuke afirma que a sua espada é uma antiguidade da guerra de Onin, com mais de trezentos anos, idade que os inúmeros riscos e falhas atestam. Devido à completa falta de borda na lâmina, só pode ser usada para esmagar oponentes ou objetos. Sanosuke usa a Zanbatou com relativa facilidade, devido à sua altura, mas os seus ataques são limitados a simples ataques verticais e laterais.

Retirado e editado de https://kenshin.fandom.com/

Kenshin, O Samurai Errante