Kenshin, a jornada de um samurai… errante

Samurais sempre foram o cartão de visita do Japão, mas o que nem todos sabem é que ‘Kenshin, o Samurai Errante’ foi durante muitos anos o cartão de visita da Shonen Jump , mais propiamente, durante a década de 90!

A apaixonante jornada de um samurai chamado Kenshin na era Meiji, aquela que por sua vez é uma das fases mais decisivas e controversas da história do japão, começou a ser publicada em 1994 e terminou em 1999.

Mas desengane-se quem acha que a obra envelheceu mal!

Até hoje é considerada por muitos um dos melhores exemplos da popular fórmula narrativa da Shonen Jump, sendo capaz de conjugar factos históricos e pessoas reais da história e da política da japonesa com toda a estrutura narrativa dos famosos shonen da revista!

Nem a criação do nosso querido protagonista de cabelos ruivos escapou à influência histórica do japão!

Quando falamos da pessoa que inspirou a criação de Kenshin Himura, estamos a falar de Gensai Kawakami. Que assim como o protagonista do mangá, foi um espadachim famoso no período Meiji e que é popularmente descrito nos livros como uma pessoa de estrutura baixa, magro e de personalidade gentil, assim como o nosso protagonista!

Além disso, um dos aspetos físicos mais marcantes na época era o seu rosto delicado, algo que não condizia com a brutalidade com que empenhava uma espada!
Se acham que as personagens do mangá foram apenas inspirados na história feudal do japão, estão enganados! Várias personagens tiveram a sua inspiração vinda dos comics americanos da Marvel!

O próprio vilão que encontramos nas fases iniciais da história, Jin-E Udou, teve o seu design inspirado no Gambit, um super-herói que integra as revistas dos X-Men.
Como estamos a falar de um mangá, obviamente seria impossível não conseguirmos encontrar personagens inspiradas em outras obras do entretenimento japonês, como é o caso do medonho gigante Fuji!

Além do seu nome ser muitas vezes encarado como uma referência ao famoso monte Fuji, todo o seu design foi inspirado nos gigantes do filme Nauusica dos famosos estúdios Ghibli e no robô Eva-1 do popular anime Neon Genesis Evangelion!