A fantástica jornada de Naruto da autoria de Masashi Kishimoto começou em 1999!
A Devir começou a editar esta coleção em 2013!

NarutoMas sabias que a história podia ter deixado os ninjas de lado e ser uma história sobre… culinária?!
Longe de ser a história que atualmente todos nós adoramos, as personagens podiam ter trocado as Kunais e os Shurikens por utensílios de cozinha!
Já imaginaram um restaurante da Akatsuki?
Ou talvez um serviço takeaway do Jiraiya?
A verdade é que foi a ideia inicial para a criação da história, mas felizmente algum editor da Shueisha fez com que o nosso querido sensei mudasse de ideias.

Ainda assim, o bichinho da culinária foi mantido nas entrelinhas da história. Além do visível amor do nosso protagonista por ramen, o seu restaurante favorito (o Ichiraku) existe na vida real e fica perto da Universidade de Kyushu, que curiosamente foi onde Kishimoto se formou.
Apesar de o início da criação de Naruto ter sido marcado por muitas mudanças, o autor conseguiu criar um mundo rico em personagens cativantes e memoráveis. Sabias que Kishimoto se inspirou em lendas do Japão e até mesmo em pessoas do mundo real para as criar?
Uma das personagens mais memoráveis do universo de Naruto é sem dúvida alguma Gai, que foi totalmente inspirado no lendário Bruce Lee, o famoso astro de filmes de artes-marciais.

A inspiração não passa só pelo visual, passa também pela ideologia, que assenta sobre uma personalidade de coragem, trabalho e superação!
E quanto às lendas de Naruto que inspiraram a criação da história? Bem, a mais conhecida é sem dúvida a famosa lenda da raposa das nove caudas!
Conta a história que uma raposa com poderes sobrenaturais e dotada de uma inteligência extrema foi ganhando uma nova cauda a cada mil anos, totalizando nove no total.

Mas desenganem-se se acham que as caudas são meramente estéticas. A cada cauda que nasce, a raposa fica mais forte, mudando a sua cor para amarelo e branco. Escusado será dizer que esta ideia de progressão foi criada a pensar na trajetória do nosso protagonista, Naruto Uzumaki!
Além de criar belas personagens baseadas em pessoas e lendas do nosso mundo, o autor também colocou pormenores interessantes no design das personagens que criou.
Por exemplo, o Kanji tatuado na testa do Gaara significa ‘amor’, algo que é importante para a criação e desenvolvimento da personalidade do mesmo.

No Naruto, nem tudo tem um significado profundo, basta vermos o design da Sakura, o cabelo rosa é basicamente um trocadilho com o nome dela, associado o nome à cor da flor de cerejeira (Sakura=Flor de cerejeira= cor rosa), uma flor que é muito vista em animés e mangás. 

Então e o grande rival do Naruto? O Sasuke? Uma das personagens mais adoradas da história, por incrível que pareça, não estava planeada e foi uma introdução de última hora.
Já imaginaram a história de Naruto sem o Sasuke? Impossível!

O terceiro elemento da equipa 7 teve o visual inspirado numa personagem de outra série anteriormente serializada na Weekly Shonen Jump, com o nome Hiei de Yu Yu Hakusho, um mangá de Yoshihiro Togashi.

Não podíamos falar de inspirações das personagens sem obviamente mencionarmos o protagonista principal.

Podes não saber, mas o Naruto esteve quase a ser uma raposa falante. Parece que Masashi Kishimoto gosta mesmo de raposas não é verdade? No final tomou a decisão de manter a raposa na história do personagem, ainda que de uma forma diferente! 

Normalmente, um autor cria as suas personagens a partir de pessoas que conhece, lendas, figuras públicas ou lendas e contos. Ou seja, é raro encontrarmos personagens inspiradas no próprio autor da obra, mas o Naruto é exatamente esse caso raro, o aspirante a Hokage nada mais é do que um retrato de Kishimoto quando era criança! Segundo o mesmo, a ideia era criar um protagonista que fosse exatamente como ele na infância.  

‘’Quando eu era criança, eu era pobre e andava sempre a pensar em muitas coisas, pensava até em coisas que não devia. O Naruto foi criado baseado em mim mesmo quando era criança, ainda assim, quis sempre que ele fosse um pouco diferente de como eu era, queria que fosse um pouco melhor que eu.”


Fontes:

https://naruto.fandom.com/f/p/2322704472473743275
https://comicbook.com/anime/news/naruto-ichiraku-ramen-real-japan-eat-anime/
https://www.cbr.com/naruto-facts-trivia-might-guy-didnt-know/
https://aminoapps.com/c/anime/page/blog/kishimoto-reveals-inspiration-behind-sasukes-creation/D7tP_umbDG1e2lQjk2N534lJa11nwn