Os Mistérios e Complexidade do fenómeno “Monster”

És fã de histórias complexas, repletas de mistério e suspense? Sendo assim, Monster de Naoki Urasawa é definitivamente uma obra que precisas de ler!

Certamente o nome do autor não é desconhecido para a maioria dos fãs de mangá, até porque estamos perante um dos mais renomeados nomes da indústria das últimas décadas! Além de Monster, Naoki Urasawa é também prestigiado por obras como 20th Century Boys, Pluto e Billy Bat!

A narrativa magistral desta obra gira em torno do Dr. Kenzo Tenma, um brilhante cirurgião japonês radicado na Alemanha com um futuro risonho pela frente, que vê a sua vida virada do avesso ao tomar uma decisão moralmente difícil, com consequências monstruosas. Como se não bastasse a sua arte ovacionada mundialmente, o mangá explora temas de moralidade, vingança e as consequências das nossas escolhas individuais.

Monster é uma obra-prima que conquistou milhões de leitores numa imersiva viagem pela enigmática mente humana! O mangá acaba por ser a plataforma eleita pelo nosso Sensei para explorar a natureza da bondade e da maldade das pessoas. Por consequência, os personagens são complexos e a trama mergulha de forma profunda na psicologia de cada uma delas.

Mas de onde é que vem toda a inspiração necessária para um mangá tão aclamado?

Bem, o principal motivo é obviamente o talento e trabalho árduo do autor! Mas claro, há sempre pequenas coisas que ajudam no processo.

Por exemplo, Naoki Urasawa é conhecido pela sua paixão pelas obras cinematográfica de Alfred Hitchcock, um histórico diretor de cinema. A influência é claramente visível em Monster através de todos os elementos de suspense e os constantes jogos mentais que permeiam a narrativa. Além de claro, tudo isto acabar por ser uma bela homenagem ao mestre do suspense do cinema norte-americano. Para além da biblioteca audiovisual de Hitchcock, o autor absorveu de igual forma vários elementos da série The Fugitive, de 1960!

As experiências pessoais e as viagens do autor à Europa também foram fundamentais para que este mangá viesse ao mundo da forma como o conhecemos. Quando a história começou a ser fermentada na cabeça de Naoki Urasawa, as suas viagens ao velho continente, incluindo à Alemanha, serviram como inspiração para o cenário e atmosfera da narrativa!

Além do estatuto de mangaká mundialmente aclamado, o nosso mestre tem também uma carreira académica muito interessante, tendo concluído uma licenciatura em Economia pela Meisei University, uma das universidades de maior prestígio da terra do sol nascente!

Capa de Monster 01

Escrito por Eduardo Beja
Editado por Editora Devir